Interface para gestão da rede da TV Cabo Portugal



          A TV Cabo Portugal encarregou à Geograf – Sistemas de Informação Geográfica , Lda, o desenvolvimento de uma aplicação para gestão do cadastro da rede, com o objectivo de dar suporte às acções de engenharia e implementação das suas infraestruturas tecnológicas no território nacional. Os sistemas desenvolvidos foram o SICAM – Sistemas de Gestão de Cadastro e Apoio à Manutenção de Redes de TV Cabo e o Topologic – Sistema de Aquisição de dados da Rede. Embora todas as TV Cabo regionais tenham a orientação comum da TV Cabo Portugal, cada uma delas tem a sua própria rede de distribuição. O sistema SICAM permite saber exactamente em cada área do território qual o equipamento que se encontra instalado para que, perante uma avaria,  se analise toda a rede, incluindo todos os componentes tecnológicos instalados. A representação dos elementos permite que quando os técnicos se deslocam aos pontos centrais da rede saibam exactamente que tipo de material devem substituir ou realizar manutenção. A rede é suportada por um sistema processador de dados alfanuméricos central, que é a base de dados da Portugal Telecom, e é acedida pela aplicação SICAM.

          O processo de conversão dos dados realizado na aplicação Map que corre no AutoCAD permite fazer a digitalização sobre imagens rasterizadas e a inclusão da informação alfanumérica.

          O Map é uma infraestrutura tecnológica de suporte do sistema, desenvolvido em linguagens de programação correntes no mercado compatíveis com o software. Com esta aplicação obtém-se contantemente informação actualizada sobre os componentes da rede, datas de instalação,  os tipos de equipamento que estão a ser instalados em cada ponto, as consequências na avaria de um desses componentes, ou detectar a origem de avarias com base em informação prestada por queixas de utilizadores.

          O AutoCAD Map permite a qualquer utilizador visualizar, num primeiro nível, o país todo com a divisão em distritos, e ver os limites das operadoras regionais. Ao selecionar qualquer ponto é executado o zoom para entrar nessa área e podem ser vistas as células que esta contém. Progressivamente é possível encontrar, dentro de cada célula, todas as informações disponíveis acerca da rede de distribuição.